Programa oferece assistência para idosos que sofreram quedas acidentais

Chuvas que devastaram cidades mineiras em 2020 já são efeito das mudanças climáticas, diz estudo
agosto 19, 2021
Especialistas debatem violência do Estado, das milícias e de movimentos radicais
agosto 19, 2021


Programa oferece assistência para idosos que sofreram quedas acidentais

Iniciativa da UFSCar busca voluntários a partir de 60 anos, que residam em qualquer região do país, para avaliações e intervenções gratuitas (foto: Sabine van Erp/Pixabay)

19 de agosto de 2021

Agência FAPESP – Com o objetivo de acompanhar os idosos que sofreram quedas acidentais e reduzir os fatores de risco dessas ocorrências, o Programa Multidimensional e Assistencial de Gestão para Idosos Caidores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) busca voluntários a partir de 60 anos de idade, que residam em qualquer região do país.

A iniciativa é do grupo de pesquisa “Abordagem funcional e multifuncional em Gerontologia”, coordenado pelas professoras Juliana Hotta Ansai e Karina Gramani Say, do Departamento de Gerontologia da UFSCar, em colaboração com os professores Larissa Costa Riani e Paulo Giusti Rossi, do Departamento de Fisioterapia da universidade.

O programa oferecerá aos participantes avaliações, intervenções de atividades físicas e cognitivas para melhora da mobilidade, coordenação, força muscular, equilíbrio, atenção e memória, além de uma gestão de casos individuais, com foco na redução dos fatores de risco para quedas.

Para realizar o programa, estão sendo convidados voluntários idosos, a partir de 60 anos, que tenham sofrido queda nos últimos 12 meses. Os participantes serão avaliados de forma individual, antes e depois do período das intervenções.

Além disso, os voluntários serão assistidos por profissionais para garantir o seu bem-estar e segurança. Em virtude da pandemia de COVID-19, o programa será oferecido de forma remota, respeitando todas as recomendações e medidas sanitárias, utilizando vídeos com aulas, atividades impressas e acompanhamento por telefone. A expectativa é propiciar benefícios para os participantes, além de melhora na resistência física e preparação para lidar com a ameaça de quedas.

Os interessados em participar do programa devem preencher formulário on-line ou fazer o contato com os pesquisadores pelo e-mail programamagic@ufscar.br ou pelo Whatsapp (16) 99729-9855.

Após o preenchimento do formulário, os interessados devem aguardar o contato da equipe que explicará os próximos passos.
 


 
Republicar



Fonte Agência Fapesp

Compartilhe agora