Inscrições abertas para curso sobre uso racional de medicamentos

Novo método permite obter compósitos com ação antimicrobiana e fotocatalítica em escala industrial
fevereiro 24, 2021
Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 42 milhões
fevereiro 24, 2021


Inscrições abertas para curso sobre uso racional de medicamentos
Com carga horária de 52 horas, o programa oferecido pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP é voltado para médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros. Aulas serão a distância, a partir de 22 de março (foto: Michal Jarmoluk/Pixabay)

24 de fevereiro de 2021

Agência FAPESP* – O Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) realizará, entre 22 de março e 21 de junho de 2021, o curso de extensão a distância “Farmacologia Clínica: Uso Racional de Medicamentos”.

Com carga horária de 52 horas, o programa é voltado para profissionais da área da saúde que lidam com a prescrição e dispensação de medicamentos, como médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.

A proposta da capacitação é promover a individualização na prescrição de medicamentos, levando em consideração as características do paciente para aperfeiçoar o seu tratamento, o que gera redução de custos com saúde, internações, tempo de permanência hospitalar, além de poder evitar procedimentos clínicos e cirúrgicos dispendiosos.

Os participantes receberão informações para fazer uma prescrição correta, sabendo indicar doses adequadas, pelo tempo necessário, usando como base análises do histórico farmacoterapêutico, da situação geral e das necessidades individuais do paciente. A atual edição terá uma abordagem clínica com novos exercícios, aulas teóricas em vídeo e salas de bate-papo.

As aulas serão divididas em 13 semanas e os temas são: “Introdução à Farmacologia Clínica”, “Farmacoepidemiologia”, “Farmacovigilância”, “Farmacogenômica”, “Farmacoeconomia”, “Farmacocinética Clínica”, “Interações Medicamentosas”, “Farmacologia Clínica na Gestação e Lactação”, “Farmacologia Clínica na Pediatria”,” Farmacologia Clínica na Geriatria”, “Farmacologia Clínica na Obesidade”, “Farmacologia Clínica na Insuficiência Renal” e “Farmacologia Clínica na Insuficiência Hepática”.

Os interessados devem se inscrever até 10 de março, por meio de formulário on-line.

Mais informações pelo e-mail aizenst@icb.usp.br.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do ICB-USP.
 


 
Republicar



Fonte Agência Agência Fapesp

Compartilhe agora