Estado de São Paulo entra em alerta para as fortes chuvas a partir de hoje

O estado de São Paulo entrou em alerta para as fortes chuvas em todo o território paulista a partir desta quinta-feira (21). De acordo com a Defesa Civil, o alerta é válido até sábado (23), com atenção maior para um volume expressivo de chuvas na faixa leste do estado.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da capital paulista, são esperadas chuvas de intensidade entre fortes e contínuas a moderadas, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem chegar até 88 km/h em algumas regiões.

Ainda conforme o CGE, há previsão de ressaca marítima para toda a costa paulista, com ondas de até 3,5 metros.

Frente fria e chuvas

Uma frente fria vinda do sul do país ganhou força e traz linhas de instabilidade para o estado, a combinação gera nuvens carregadas.
Até sábado (23), quando há previsão de término do alerta, os acumulados podem chegar a 250 mm nos municípios do Litoral Norte e Vale do Paraíba, enquanto na Baixada Santista as chuvas devem chegar a 180 mm. Na Serra da Mantiqueira, Grande São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva, o volume de chuva deve chegar a 80 mm.
No interior, as chuvas devem ocorrer em um volume moderado. Nas regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto, a previsão é de 70 mm. Já para as regiões de Bauru, Araraquara, Marília e Presidente Prudente, os acumulados podem atingir os 60 mm.
Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, órgãos municipais e a população residente em áreas suscetíveis a inundações ou deslizamentos devem redobrar os cuidados e a atenção a partir de hoje. Devido a previsão de grandes volumes de chuva, há possibilidade de deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios.