Rede Municipal de Ensino de Leme realiza Avaliação de Fluência Leitora

O teste avalia o processo de alfabetização dos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental

O teste avalia o processo de alfabetização dos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal de Educação de Leme iniciou nesta terça-feira (19), a aplicação da Avaliação de Fluência Leitora para os alunos matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Leme.  A avaliação da fluência visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras e textos adequados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado.
Este modelo de avaliação propõe que a criança realize uma leitura para o professor e tenha o seu desempenho associado a um Perfil de Leitor. A partir daí, gestores e professores podem verificar como os seus estudantes se encontram em relação a uma dimensão essencial da alfabetização.
O teste é feito por meio do uso de um aplicativo de gravação de voz, onde o aluno realiza a leitura de um conjunto de palavras e outro de pseudopalavras, um texto narrativo e perguntas sobre compreensão desse texto. Em seguida, a Plataforma CAEd – Plataforma de Avaliação e Monitoramento – responsável pelo armazenamento e leitura dos áudios, analisa os resultados para, posteriormente, divulgar aos municípios com o objetivo de subsidiar as orientações pedagógicas.
A Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora deverá ser aplicada aos 1074 estudantes das dezenove Unidades Escolares de Ensino Fundamental do município, no período de 19 de março a 5 de abril. Através de atividades que verificam as competências relacionadas à leitura, o teste de fluência possibilita conhecer com maior profundidade as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e traçar estratégias para o ensino de Língua Portuguesa.
(SECOM)