Porto Ferreira dobra o número de casos de dengue em 15 dias e total chega a 99

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou na sexta-feira (15) uma nova atualização sobre os casos e notificações de dengue no município e a situação é preocupante.
Em duas semanas, o número de casos confirmados dobrou. No dia 1º de março o município contabilizava 48 casos positivos desde o início do ano – o mesmo número de casos registrado em todo o ano de 2023. Já nesta sexta-feira (15), são 99 confirmados.
Ainda existem 183 suspeitas aguardando resultados de exames. Das 748 notificações desde o início do ano, 460 deram resultado negativo.
O trabalho dos agentes de controle de vetores segue intenso nos bairros. O número de pontos com larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, foi considerado “alarmante” em várias regiões da cidade.
Portanto, a situação exige uma ação imediata também por parte da comunidade, que deve vistorias seus imóveis e retirar qualquer tipo de objeto que possa acumular água parada, local onde o mosquito se reproduz.
A recusa em permitir a entrada dos agentes de controle de vetores também é preocupante, pois contribui para a proliferação do mosquito, vetor não só da dengue, mas também da zika e chikungunya.
Além disso, é fundamental estar atento aos sintomas da dengue, como febre, dor no fundo dos olhos, dor no corpo, vômito, diarreia e manchas avermelhadas e procurar assistência médica rapidamente ao apresentá-los. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem salvar vidas.
A prevenção da dengue é responsabilidade de todos. É essencial que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água em suas casas, e colaborando com as ações de controle realizadas pelas autoridades de saúde.

(Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos)

PORTO FERREIRA DENGUE: Ainda existem 186 suspeitas aguardando resultados de exames


É expressamente proibida a reprodução parcial ou integral de qualquer artigo ou matéria sem a devida autorização por escrito do Agora Região. Em caso de descumprimento todas as medidas judiciais cabíveis serão tomadas.

®


 

® Proibida a Reprodução sem a devida autorização!!!