Oficina “Como os livros se tornam filmes” acontece nesta segunda-feira no Centro de Convenções em Pirassununga

No próximo dia 11 de março (segunda-feira), a Secretaria de Cultura de Pirassununga em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) promove no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli, das 18h30 às 20h30, mais uma oficina presencial do projeto Pontos MIS.
A oficina apresenta as diferentes formas de adaptar livros para o cinema. Como as palavras se transformam em imagens, quais os limites da adaptação, porque alguns filmes são muito fiéis ao livro e outros não. Leitura de trechos dos livros seguida da exibição das mesmas cenas nos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos, o que funciona no livro e não funciona na tela e vice-versa. Filmes estudados: “O Poderoso
Chefão”; “Harry Potter e a Câmara Secreta”; “Rebecca, a Mulher Inesquecível”; e “Janela Indiscreta”.
Sobre o Oficineiro Marcelo Lyra: Professor, crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, revista Bizz e Valor Econômico. Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura.
O ponto MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som (MIS) e as cidades do Estado.

Serviço:
Oficina Como os Livros se tornam Filmes
Dia: 11 de março 2024
Horário: 18h30 às 22h30
Local: Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli (Avenida Painguás, nº 2014 – Jardim do Lago).
Classificação etária: A partir de 14 anos
Necessidades:
Vagas: 40 vagas. (inscrição na hora)
Atividade Gratuita.
Haverá certificado de participação


É expressamente proibida a reprodução parcial ou integral de qualquer artigo ou matéria sem a devida autorização por escrito do Agora Região. Em caso de descumprimento todas as medidas judiciais cabíveis serão tomadas.

®


 

® Proibida a Reprodução sem a devida autorização!!!