SAP confirma início da operação do CDP de Santa Cruz da Conceição para os próximos 3 meses


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou ao Agora, que o início da operação do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santa Cruz da Conceição está confirmada para os próximos três meses.
O CDP está localizado na Estrada Municipal Gumercindo Brull, (KM 198 da Rodovia Anhanguera), em Santa Cruz da Conceição e terá capacidade para 847 presos.
Em janeiro, a SAP divulgou a Lista Prioritária de Transferência Especial (LPTE), que iniciou o processo de agentes e servidores para a unidade prisional de Santa Cruz da Conceição. A Lista Prioritária de Transferência (LPT) foi estabelecida para agilizar o processamento de transferências a pedido dos membros da Carreira de Agente de Segurança Penitenciária e da Classe de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária. Essa lista abrange solicitações de transferência entre Unidades Prisionais localizadas em diferentes Coordenadorias Regionais e estabelecia prioridade para servidores residentes em Santa Cruz da Conceição por mais de um ano, com o tempo de serviço como critério principal de classificação e a idade como critério de desempate. A SAP ressaltou que não divulga
o número de agentes transferidos por questão de segurança.
O CDP de Santa Cruz da Conceição será a 184ª unidade prisional do estado e a segunda inaugurada pelo atual governo, embora a unidade deva ser inaugurada com um quadro de pessoal abaixo do necessário.
Havia previsão de inauguração da unidade prisional para 2023, mas pendências nas obras travaram o início da operação. A estimativa, à época, de investimento (valor orçado) para a conclusão das obras era de R$ 7.477.335,07.
Entre as pendências existentes na obra de Santa Cruz, que estavam listadas: conclusão do emissário de esgotos; correção dos processos erosivos no tanque de equalização que faz parte do Sistema de Tratamento de Esgotos; impermeabilização do reservatório de água; complementação da altura da mureta do passadiço de acordo com a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros; e executar o rufo metálico das torres de vigia, entre outros.
Por anos, os impactos da instalação do CDP e a necessidade de investimentos na infraestrutura dos municípios foram motivo de discussão regional entre as vizinhas cidades de Leme e Pirassununga.
Foram desde audiências abertas, reuniões com gestores e Governo do Estado, além de um abaixo assinado para a interrupção ou alteração da obra de lugar.

Em janeiro de 2023, a SAP, informou que estavam previstas as aberturas de mais três unidades nos municípios de Aguaí, Riversul e Santa Cruz da Conceição que terão juntas o total de 2.469 vagas.
O CDP de Aguaí, com capacidade para 823 detentos, foi inaugurado em 12 de agosto de 2023. Já o CDP de Riversul tem entrega prevista para o final de julho deste ano.

Novos CDPs

Os novos CDPs possuem pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial – onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis. Além de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham


É expressamente proibida a reprodução parcial ou integral de qualquer artigo ou matéria sem a devida autorização por escrito do Agora Região. Em caso de descumprimento todas as medidas judiciais cabíveis serão tomadas.

®


 

® Proibida a Reprodução sem a devida autorização!!!