Leme divulga calendário de doação de sangue

LEME DOAÇÃO DE SANGUE: A primeira etapa acontecerá no próximo dia 28 de fevereiro na Faculdade Anhanguera

LEME DOAÇÃO DE SANGUE: A primeira etapa acontecerá no próximo dia 28 de fevereiro na Faculdade Anhanguera

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com a Unicamp, informou nesta semana, sobre a realização da primeira etapa do calendário de doação de sangue 2024, que será realizada na Faculdade Anhanguera no dia 28 de fevereiro.
A Unicamp disponibilizará estrutura para receber até 100 voluntários, que devem ter idade entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 kg. Para doar sangue, os voluntários também devem estar descansados e alimentados, evitando o consumo de alimentos gordurosos antes da doação. Outro quesito a ser observado é o intervalo entre doações:

• Homens podem doar até 4 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre uma doação e outra;

  • Mulheres podem doar até 3 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 90 dias entre uma doação e outra;

• Doadores que tenham entre 60 e 69 anos podem doar até 2 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 180 dias entre uma doação e outra.

A orientação é para que quem faça uso de algum medicamento ou tenha recebido alguma vacina recentemente procure orientação médica.
Todo o material coletado seguirá para o Hemocentro de Campinas e para o Hemonúcleo de Piracicaba, que são responsáveis pelo fornecimento de todo o sangue utilizado em cirurgias e transfusões realizadas no município.
Doar sangue é um ato de extrema importância para salvar vidas. Com uma única doação – de 450 ml – o doador pode salvar a vida de até 4 pessoas, e essa quantidade de sangue é reposta em seu organismo em 24 horas. A doação é muito rápida, normalmente realizada em menos de uma hora e é muito segura, sem nenhum risco ao doador. É um pequeno gesto de solidariedade que pode fazer toda diferença. “Seja a diferença na vida de alguém: Doe Sangue, salve vidas”.
A Faculdade Anhanguera está localizada na Rua Waldemar Silenci, 340 – Cidade Jardim. Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.

CALENDÁRIO 2024 DE DOAÇÃO DE SANGUE

ETAPA 1: 28 de Fevereiro
ETAPA 2: 17 de Abril
ETAPA 3: 19 de Junho
ETAPA 4: 14 de Agosto
ETAPA 5: 16 de Outubro
ETAPA 6: 11 de Dezembro

 
Foto LEME DOAÇÃO DE SANGUE: A primeira etapa acontecerá no próximo dia 28 de fevereiro na Faculdade Anhanguera