Centro Dia do Idoso é inaugurado após 8  anos de atraso

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP

Foi inaugurado na segunda-feira (5) o Centro Dia do Idoso (CDI) de Pirassununga. O novo equipamento vai oferecer acolhimento para até 30 idosos dependentes que precisam de cuidados durante o dia, enquanto os familiares trabalham ou estudam. A prioridade é para aqueles inscritos no CadÚnico e em vulnerabilidade social.
O local oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência e enfermaria. O estado investiu R$ 500 mil na obra, e o município mais R$ 274 mil. A prefeitura será responsável pela gestão do serviço, e os encaminhamentos serão feitos através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Estiveram presentes na inauguração o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Gilberto Nascimento, o Diretor Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADES) Piracicaba, Adriano Guilherme Camargo, o prefeito Cícero Justino da Silva e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Pirassununga (SMADS) Paulo Sérgio Soares da Silva (Paulinho do Mercado), além de vereadores e outras autoridades locais.
O anúncio da vinda do CDI ocorreu em 2014, na gestão da ex-prefeita Cristina Aparecida Batista, a partir do programa “Amigo do Idoso” do Governo Estadual que pretendia, na época, implantar unidades do Centro Dia e Centro de Convivência para Idosos, voltados para pessoas com mais de 60 anos, em 45 municípios. O objetivo era atender a esta parcela cada vez mais crescente da população. 
A obra estava atrasada desde julho de 2015.
A respeito do atraso da obra, o secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social Paulo Sérgio Soares da Silva (Paulinho do Mercado) informou que após assumir a SMADS em fevereiro de 2023, tomou providências para fazer as adequações no prédio, uma vez que o Governo Estadual havia feito vários apontamentos sobre pequenas irregularidades (piso inadequado, ausência de adaptações para idosos, etc) que não haviam sido regularizadas. E, finalmente, obteve a aprovação da obra no final do mês de março de 2023.
“Eu questionava muitas vezes, quando era vereador, de ver esse prédio parado. Encontrei dificuldade, mas hoje estou aqui para inaugurar esse lugar. Eu sei a importância do Centro Dia para a população de Pirassununga”, disse o secretário Paulinho do Mercado.
O secretário Estadual de Desenvolvimento Social Gilberto Nascimento ressaltou a importância da inauguração do espaço. “É de extrema importância investir cada vez mais em equipamentos e serviços que ofereçam qualidade de vida aos idosos. A família consegue trabalhar ou estudar com tranquilidade, sabendo que seus pais, avós ou bisavós estão sendo bem cuidados”, disse.
O Centro Dia do Idoso de Pirassununga fica na Rua XV de Novembro, 530, Jardim Eldorado. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Programa SP Amigo do Idoso

Com esta entrega, ao todo, o Estado de São Paulo conta com 190 equipamentos para o atendimento aos idosos, sendo 118 CCIs (Centro de Convivência do Idoso) e 72 CDIs (Centro Dia do Idoso), que compõem o Programa São Paulo Amigo do Idoso. Lançado em 2012, esse programa tem o objetivo de executar ações para garantir o envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante dessa fase da vida.

(Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP).